quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Orecchiette ao molho funghi

As massas são o tipo de alimento que agrada a maioria das pessoas e, por vezes, queremos utiliza-la no preparo de algo diferenciado.

Molho ao funghi

Todo mundo gosta de um bom espaguete a bolonhesa ou de uma deliciosa lasanha quatro queijos, porém variar não faz mal. E apresentar uma variação que a base seja massa é certeza de obter sucesso frente ao paladar de quem a provar.

Pouco conhecida, mas muito saborosa a Orecchiette é um tipo de massa que recebe esse nome devido a seu formato, o qual se assemelha a uma pequena orelha.

Diferente dos molhos tradicionais, o molho funghi se apresenta como a combinação perfeita para ser servido com a Orecchiette, devido ao sabor que o constitui e faz um conjunto equilibrado com este tipo de massa.

Apostar no preparo desta receita é garantia de um prato saboroso, diferenciado e com um toque de requinte, sendo, portanto, perfeito para ser a escolha para uma ocasião especial.

Para seu preparo são necessários dois grupos de ingredientes, os quais envolvem a realização da massa fresca de Orecchiette e o molho de funghi que a acompanha.

Esta massa conta, visando duas porções, com o uso de 100 gramas de farinha; 1 ovo;  2 colheres de sopa de água; 1 pitada de sal e 1 fio de azeite, . Se a ocasião pede o preparo de um número maior de porções basta incrementar a receita.

A mudança na quantia dos ingredientes deve apenas seguir a proporção de um para um. Cada porção dupla leva as quantias descritas, bastando dobrar o número dos ingredientes de forma proporcional para aumenta-la.

Para o preparo do molho, é necessário separar os seguintes ingredientes: 3 dentes de alho grandes bem picados; ½ cebola grande bem picada; 1 xícara de cogumelos funghi; 1 xícara de chá de água morna; 1 pacote de molho de tomate ou o referente em molho artesanal; ½ xícara de chá de cheiro verde picado; ½ xícara de chá de manjericão picado; azeite para regar, sal e pimenta do reino a gosto.

Comece o preparo pela massa, pois ela terá que secar por um período antes de ser cozida.

Coloque os ingredientes secos em um recipiente e os misture, posteriormente molde-os no espaço de forma que ao centro se forme um buraco, onde se devem ser adicionados os ovos. Após quebrar os ovos separadamente e mistura-los, os acrescente no espaço reservado para estes, assim como o azeite.

Misture-os em movimentos suaves, trazendo a farinha da borda para o centro, repetindo esse processo até que todos os ingredientes estejam incorporados.

Feito isso, passe a amassar com as mãos, até que o conteúdo atinja um ponto em que seja possível moldar no formato de uma bola. O passo seguinte envolve enfarinhar uma superfície e abrir a massa, caso não se tenha um cilindro.

Com a massa aberta pegue pequenas quantias e faça rolinhos, como se fosse preparar um gnocchi, mas bem mais finos. Recorte pequenos pedaços e molde no formato do oriecchette. Isso pode ser feito, amassando suavemente com a ponta dos dedos, moldando o conteúdo.

Em seguida, disponha o preparo em um tabuleiro enfarinhado, deixando que seque por cerca de duas horas. Quando este tempo estiver quase finalizado, inicie o preparo do molho.

O primeiro passo a ser feito é lavar o funghi, retirando todo e qualquer vestígio de sujeira e, posteriormente, deixa-lo de molho em água morna por cerca de 20 minutos. Caso prefira, ao invés de água utilize vinho branco, pois isto gera um resultado incrível.

Enquanto o funghi fica de molho, dispense a atenção aos demais ingredientes. Pique todos e então escorra a água – ou vinho – do funghi, mas a reserve, pois será utilizada para o preparo do molho. Pique-o também em tiras bem finas.

Leve uma panela ao fogo médio, adicione nela um fio de óleo ou azeite e refogue os alhos até que atinjam um tom dourado. Acrescente também a cebola e a refogue também, adicionando em seguida o funghi picado e misturando esses ingredientes.

Deixe que essa mistura refogue durante alguns minutos e em seguida adicione o molho de tomate, meia xícara da água ou vinho utilizado no molho dos funghis, tempere com sal a gosto e baixe o fogo, deixando que cozinhe por cerca de cinco minutos.

Após esse período, acrescente o cheiro verde, o manjericão e a pimenta, misturando e desligando em seguida. Regue este preparo com azeite e reserve.

Com o molho pronto, leve a massa para cozer. Em uma panela com água o bastante para cobrir todo o preparo, coloque os oriecchettes para cozer.

Quando a água atingir fervura e a massa subir para a superfície conte cerca de dois minutos e apague o fogo.

Escorra a água utilizada no cozimento e transfira a massa de volta para a panela ou para um refratário e coloque o molho por cima.

Apesar de ser um pouco mais trabalhosa que uma receita tradicional, esta compensa em questões de sabores e formato diferenciado, contando com a certeza de conquistar a aprovação de quem a provar.

The post Orecchiette ao molho funghi appeared first on Preparato.

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Penne ao molho de frango cremoso

Massa de macarrão fresca é alimento que pode ser utilizada em apresentações de pratos dos mais simples aos mais requintados, os quais apresentam independente da complexibilidade do preparo, um sabor incrível.

macarrão integral

Uma dos tipos de massa mais comumente consumidos no Brasil é o Penne, o qual muita das vezes vem acompanhado por molhos mais encorpados como o bolonhesa.

Este tipo de massa de fato combina com molhos que demonstrem mais sua presença e que combinem perfeitamente com o formato do mesmo, o qual permite um acompanhamento que se destaque.

Visando proporcionar uma refeição deliciosa e que varie no acompanhamento apresentado, a receita de penne ao molho de frango cremoso é a ideal. Este molho combina a delicadeza do sabor do frango com a consistência mais acentuada que conta devido à cremosidade.

Considerando o preparo deste prato de maneira totalmente artesanal, devem-se separar ingredientes para a massa fresca e para o molho de frango.

Para a massa, são necessários: 100 gramas de farinha; 1 ovo e 1 colher de chá de sal. Caso queira aumentar o número de porções, basta incrementar respeitando a proporção de um para um.

O molho de frango cremoso, por sua vez, requer: filés de frango recortados em cubos, a quantia a depender do que achar interessante; limão, sal, azeite e pimenta para temperá-lo; 4 talos de alho poró cortados em pedaços bem pequenos; 1 fio de azeite; 1 colher de sopa de manteiga; 1 colher de sopa de farinha de trigo; 2 e ½ de leite; 2 colheres de requeijão; sal, pimenta e noz moscada para temperar, queijo parmesão para polvilhar.

Comece o preparo da receita por temperar os filés de frango e recortá-los em cubos pequenos, posteriormente reserve-os enquanto faz a massa.

Em um recipiente misture a farinha e o sal, organizando-os de forma que ao centro se forme um buraco, tal qual a cratera de um vulcão, onde o ovo deve ser adicionado.

Quebre o ovo e bata-o em um local separado antes e, em seguida, adicione-o a mistura o pondo no espaço reservado para tanto, incorporando os ingredientes com movimentos suaves, levando a farinha da borda para o centro.

Feito isso, deixe que a massa descanse por cerca de vinte minutos. Utilize este intervalo para separar os ingredientes que serão usados no molho, picando o que for necessário, como o alho poró e algum outro item que ache interessante adicionar.

Passado o intervalo, enfarinhe uma superfície lisa e a utilize para abrir a massa com o auxilio de um rolo de macarrão, caso não possua um cilindro próprio para tanto. Realize a abertura até que atinja uma espessura mediana, na qual a massa não se torne transparente, mas não seja muito grossa.

Feito isso, recorte e molde conforme o formato tradicional do penne. Como as massas frescas cozem em tempo inferior as secas, reserve este preparo enquanto faz o molho.

Em uma panela, coloque a colher de manteiga, o fio de azeite e o alho poró picado, mexendo em fogo médio, refogando-o. Foque nisto até que o alho fique murcho, então adicione aos poucos a farinha de trigo, misturando de forma constante até que alcance um tom dourado.

Quando o tom estiver alcançando o que deseja, baixe o fogo e comece a colocar o leite na mistura, fazendo isto aos poucos e mexendo, até alcançar uma consistência mais grossa, conforme desejado.

Ao alcançar um ponto em que o molho esteja mais espesso, colocam-se os temperos a gosto, o sal, pimenta do reino e noz moscada. Assim que atingir o sabor desejado adicione as colheres de requeijão e torne a misturar esse preparo por mais algum tempo.

Retire o excesso de caldo de limão do frango temperado e adicione os cubos ao molho, deixando que ferva durante uns dez minutos. Atente-se a mexer constantemente para que os ingredientes não grudem no fundo da panela.

Enquanto o molho ferve, cozinhe o penne. Coloque-o em uma panela com água fervente e sal, sendo a quantia de liquido o bastante para cobrir toda a massa preparada.

Deixe-o ali até atingir o ponto al dente, o que levar em torno de três a cinco minutos, dado que massas frescas cozinham mais rápido que as secas. Assim que cozer, apague o fogo e escorra a água.

Com o penne pronto, transfira-o para um refratário ou forma, o qual possa ir ao forno, e reserve caso o molho ainda esteja engrossando.

Uma vez que o acompanhamento estiver na consistência desejada, transfira-o também para o refratário, misturando-o a massa e polvilhando parmesão ralado por cima para gratinar.

Leve este preparo para o forno, deixando que gratine por cerca de vinte minutos em fogo médio, de modo que o queijo derreta e o frango termine de cozer. Passado este tempo, o prato esta pronto para ser degustado.

Em pouco tempo e com ingredientes de fácil acesso é possível preparar um prato diferenciado e incrivelmente delicioso que todos que provarem irão apreciar.

The post Penne ao molho de frango cremoso appeared first on Preparato.

sábado, 26 de janeiro de 2019

Fettuccine ao molho bolonhesa com creme de queijo

A massa de Fettuccine é incrivelmente deliciosa e combina perfeitamente com molhos mais encorpados, dado o formato em que se apresenta, o qual permite que os demais sabores a ela adicionados se espalhem por todo o espaço da mesma.

fettucinne-massas-italianas-min

Dois tipos de acompanhamento que estão entre os favoritos da maioria dos amantes de massa, são o molho bolonhesa e as diversas variedades de molhos a base de queijo.

Se ambos são tão incríveis, então por que não preparar uma receita onde estes se apresentam combinados? Uma massa acompanhada de bolonhesa e queijo certamente resulta um sabor surpreendente saboroso.

Esta refeição conta com dois molhos favoritos, assim como uma massa tradicional e é levada ao forno para ser gratinada ao final do processo. O resultado não pode ser outro a não ser um prato incrivelmente saboroso.

Para o preparo deste prato, realizando-o do zero, desde a massa artesanal até os molhos, são necessários dois grupos de ingredientes, um para a massa, outro para os molhos que a acompanham.

Para o preparo da massa, separe os seguintes ingredientes: 500 gramas de farinha; 5 ovos e 5 colheres de chá de sal. Essa quantia prepara cerca de 12 porções, sendo cada uma de 40 gramas para cada sujeito, sem contar com os acompanhamentos.

Caso queira mais porções basta incrementar, aumentando os ingredientes respeitando a proporção de um para um. A cada 100 gramas a mais de farinha, adicione mais 1 ovo e 1 colher de chá de sal.

Para os molhos são necessários: 450 gramas de carne moída; 450 gramas de molho de tomate, o qual pode ser tanto o comprado pronto quanto o artesanal; 100 gramas de manteiga; 200 gramas de queijo prato ralado para gratinar; ¼ xícara de chá de creme de leite; 1 pote de requeijão cremoso e 1 pote pequeno de queijo cottage.

Começando o preparo pela massa, coloque a farinha e o sal em um recipiente e os misture, ajeitando posteriormente de forma que fique um buraco ao centro, similar a cratera de um vulcão.

Nesta cratera adicione o ovo, o qual deve quebrado e batido anteriormente em um local separado, evitando estragar todo o preparo caso este não esteja em condições de uso. Com todos os itens no recipiente, misture-os suavemente, trazendo a farinha das bordas para o centro de forma repetida até que todo o conteúdo esteja incorporado.

Feito isso, deixe que a massa descanse por cerca de vinte minutos antes de passar para a etapa de abertura. Após esse intervalo, enfarinhe uma superfície lisa e utilize-a para abrir a massa até que atinja uma espessura mediana.

Com a massa aberta, basta recorta-la no formato adequado ao Fettuccine e leva-la para cozer. Atente-se a esta etapa, pois massas frescas cozem mais rápido, entre três e cinco minutos. Assim que atingir o ponto al dente, desligue o fogo e coloque para escorrer a água.

Enquanto o fettuccine cozinha deixe o forno pré aquecendo, em uma temperatura de 180C°, assim como uma panela ou frigideira grande para o preparo do molho.

Nesta panela adicione a carne moída e refogue-a até que perca o tom avermelhado, o que deve levar entre cinco e sete minutos. Após essa etapa, retire a gordura que se formar ao fundo do recipiente e coloque esta carne em um refratário, adicionando o molho de tomate a ela.

Em outro refratário coloque o requeijão, o creme de leite e o queijo cottage, misturando-os até que fiquem bem incorporados.

Uma vez que o forno já esteja pré-aquecido comece a montagem do prato. Separe um refratário que possa ir ao forno ou forma para tanto. Corte a manteiga em vários pequenos pedaços ou tiras e disponha alguns no fundo do recipiente escolhido.

Coloque metade da massa preparada por cima da manteiga e a cubra totalmente com o creme de queijo que foi preparado.

Por cima deste creme coloque o restante da manteiga picada, assim como o molho bolonhesa. Feito isso, leve este preparo para assar por cerca de trinta minutos.

Passado este tempo retire o refratário do forno e coloque o queijo prato por cima deste preparo, retornando-o ao forno e deixando que gratine conforme necessário. Em geral, este processo leva aproximadamente quinze minutos.

Após o processo de gratinar o queijo a receita está pronta e pode ser degustada.

Este preparo utiliza em grande maioria de ingredientes os quais geralmente se tem em casa, tornando seu preparo fácil e acessível. Considerando a quantia de massa feita e os acompanhamentos, o resultado desta serve uma média de doze pessoas.

O tempo de preparo fica em torno de duas horas, considerando cada uma das etapas, desde o preparo da massa fresca até o tempo em que a massa fica no forno.

Seu preparo é certeza de uma refeição que conquistará o paladar de quem tiver o deleite de degustá-la. Quem não gosta de massas italianas?

The post Fettuccine ao molho bolonhesa com creme de queijo appeared first on Preparato.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Rigatoni com ovas

Ainda que as massas sejam um dos tipos de alimento mais consumidos em todo o mundo, se nota que este consumo não ocorre com muita variedade quanto ao tipo das massas que a maioria das pessoas possui acesso e conhecimento da existência.

rigatoni-massas

Por vezes, há também uma confusão frente aos tipos, tomando uma massa por outra ao confundi-las devido ao formato parecido.

Uma massa incrivelmente deliciosa, mas pouco conhecida é o Rigatoni. De formato similar ao Penne, mas com um diâmetro maior é um alimento que permite uma ótima aderência do molho escolhido, o que certamente reflete no sabor final.

Sua origem ocorreu supostamente na Roma e durante os anos foi afirmando sua posição como um dos tipos de massa mais consumidos, embora pouco conhecido por aqui no Brasil. Seu formato combina com os mais variados molhos e sua massa pode tanto ser preparada da maneira tradicional quanto visando à utilização de ingredientes integrais de modo consistente a um preparo mais saudável.

O preparo de massa fresca de Rigatoni é uma aposta certeira para obter um delicioso prato e a escolha de seu acompanhamento faz toda a diferença na apresentação deste. Uma receita na qual esta massa se apresente em conjunto com ovas e outros ingredientes, como frutos do mar, garante um prato de sabor indescritível, além de denotar requinte.

Os ingredientes necessários para esta receita, com exceção da massa que requer itens simples, podem parecer um tanto complexos, considerando fatores relacionados a encontrar tais condimentos, assim como questões financeiras, uma vez que não são comumente encontrados em um valor acessível a maioria das pessoas.

Entretanto, para variar o prato apresentado, vez ou outra, o sabor final deste prato torna garantido o investimento feito para o mesmo.

Nesta receita, utilizaremos de um preparo simples para a massa, sendo necessário separar os seguintes itens: 200 gramas de farinha de trigo; 2 ovos e 2 colheres de chá de sal.

Para o molho, serão precisos: 1 lata de ovas de ouriço; 1 lata de karasumi ralado, o qual também são ovas, estas de tainha curadas à moda japonesa; 250 gramas de anéis de lula; 1 cebola; ½ xícara de vinho branco; fio de azeite; sal, pimenta do reino e salsa fresca a gosto.

Comece o preparo pela massa. Coloque os ingredientes secos em um recipiente e os misture, deixando um buraco ao centro tal qual a cratera de um vulcão.

Neste espaço da cratera adicione os ovos, após quebra-los e mistura-los separadamente. Misture todos os ingredientes, trazendo a farinha das bordas para o centro, repetindo o processo até que todo o conteúdo esteja incorporado.

Feito isso, enfarinhe uma superfície lisa e a utilize para abrir a massa. Para a abertura, é possível tanto utilizar um cilindro como também um rolo de macarrão. Abra a massa até que atinja uma espessura mediana e, posteriormente, recorte-a para poder molda-la conforme o padrão tradicional do rigatoni.

Com a massa quase pronta, só faltando cozê-la, reserve-a enquanto prepara o molho.

Utilizando uma panela funda ou frigideira, refogue a cebola picada em azeite. Quando atingirem um ponto em que estejam maciais, adicione os anéis de lula e o vinho. Feito isso, tempere este preparo com o sal e a pimenta do reino, conforme achar adequado.

Misture esses ingredientes e abaixe o fogo. Pouco a pouco, comece a adicionar as ovas de ouriço, mexendo enquanto realiza esta etapa. Quando as ovas estiverem incorporadas, desligue o fogo enquanto leva a massa para cozer.

Adicione a massa em uma panela com água fervente, em uma quantia suficiente para cobrir todo o preparo, deixando que coza até que os rigatonis subam a superfície. Atente-se a esta etapa, dado que massas frescas cozem em tempo inferior as secas, e quando alcançarem a superfície conte cerca de dois minutos e apague o fogo.

Leve a massa para escorrer a água e posteriormente a junte com o preparo dos anéis de lula e ovas, misturando-os.

Adicione a estes o karasumi e a salsa fresca, os quais devem ser previamente ralados e deixados reservados para sua adição ao final. Misture-os ao prato e disponha-o no refratário onde será servido.

Polvilhe por cima da massa já pronta mais um pouco do karasumi, assim como pimenta do reino, o que irá incrementar o sabor final.

Feito isso, o prato está pronto para ser degustado. Ainda que este preparo conte com uma série de ingredientes, alguns destes de acesso mais complexo, o resultado final vale a pena dado o sabor incrível que apresenta.

Compensa realizar este preparo tanto em uma situação que vise um prato diferenciado aos que se tem feito de forma mais tradicional, quanto para preparar algo mais requintado para apresentar em uma ocasião especial. Seja qual for a situação, este preparo é uma aposta certeira para conquistar o paladar de muita gente.

 

The post Rigatoni com ovas appeared first on Preparato.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Pappardelli ao bechamel light

Entre as inúmeras variedades que podemos encontrar frente aos tipos de massas, está o Pappardelli. Este preparo consiste em uma massa de tiras grossas, mais do que um tagliatelli, com cerca de 3 cm e pode ser consumido combinando-o com uma infinidade de tipos de molho.

massas frescas italianas

Uma aposta muito interessante para combina-lo são os molhos mais suaves, os quais entram em perfeita harmonia com o tamanho das tiras desta massa. Um exemplo disto é o clássico molho bechamel, o qual faz uma combinação digna de ser apresentada em ocasiões nas quais se quer contar com uma refeição especial.

E, considerando os tempos atuais e a constante busca por alimentos saudáveis, por que não optar por um molho light? A receita de bechamel light permite a mesma construção de sabor que a tradicional, porém de uma forma mais saudável.

Este molho resulta em um total de seis porções, cada uma de 65 calorias. Para seu preparo, são necessários os seguintes ingredientes: ½ litro de leite desnatado; 2 colheres de sopa de farinha de trigo; ½ cebola picada; 1 colher de sobremesa de azeite de oliva; 1 pitada de sal, pimenta e noz moscada a gosto.

Para a massa do Pappardelli podem ser utilizados os mesmos ingredientes que uma massa fresca simples, ou seja, deve-se separar considerando um total de seis porções: 600 gramas de farinha; 6 ovos e 6 colheres de chá de sal.

Se a intenção for fazer uma receita com um número menor ou maior de porções, basta alterar a proporção dos ingredientes, sendo respeitando a lógica de um para um. A cada 100 gramas de farinha, utiliza-se 1 ovo e 1 colher de chá de sal, portanto, basta acrescentar ou retirar essa quantia a depender de quanto deseja preparar.

Iniciando o preparo pela massa, coloque os ingredientes secos, a farinha e o sal, em um recipiente e os misture. Ajeite-os de forma que ao centro seja feito um buraco, tal qual uma cratera de vulcão, pois é neste espaço que os ovos serão adicionados.

Quebre os ovos em um recipiente separado, considerando que caso não estejam bons, não se perde toda a receita. Bata-os com um garfo e adicione no espaço reservado para eles.

De modo suave, traga a farinha da borda para o centro do recipiente, fazendo esse movimento repetidamente até que todos os ingredientes estejam incorporados.

Quando terminar de misturar o conteúdo, enfarinhe uma superfície lisa como uma bancada ou uma mesa, onde seja possível sovar a massa. Transfira o conteúdo para esse local e realize a sova por cerca de dez minutos ou até atingir o ponto ideal.

O ponto que se busca ocorre quando a massa não está mais em uma consistência grudenta, não gruda nem nas mãos, nem na própria superfície.

Feito isso, retorne-a para o recipiente e deixe reservado, deixando descansar por cerca de vinte minutos para que, posteriormente, seja mais fácil cumprir a etapa de abrir a massa fresca.

Passado o tempo de espera, devolva o conteúdo para a superfície enfarinhada e o abra com o auxilio de um rolo de macarrão, caso não possua um cilindro especifico para tanto.

Busque alcançar uma espessura mediana, não muito grossa, mas também não muito fina que permita a massa ficar transparente. Após esse passo, basta recorta-la no formato de pappardelli e reservar a fim de levar a cozimento quando o molho estiver pronto.

Com a massa basicamente pronta, transfira a atenção para o preparo do molho bechamel light.

Comece por separar ½ xícara de leite e mistura-la com a farinha até que forme um creme liso e reserve.

Em uma panela refogue a cebola no azeite de oliva até que ela fique transparente, adicionando, assim que obter esse resultado, o restante do leite e deixando ferver.

Quando atingir ponto de fervura, baixe o fogo e pouco a pouco adicione o creme feito de leite e trigo, mexendo de forma constante.

Feito isso, basta deixar no fogo até que engrosse e alcance a consistência desejada. Na situação em que acabe por engrossar demais, adicione um pouco de leite, pois isso tornará o resultado um pouco mais liquido.

Por fim, tempere este preparo com o sal, noz moscada e pimenta do reino a gosto. Caso ache interessante, cabe também adicionar outros tipos de temperos.

Com o molho pronto, basta levar a massa fresca para cozer. Para esse passo é importante dedicar atenção, pois dado o preparo fresco do pappardelli, este irá cozinhar em um tempo inferior ao comprado no supermercado.

Em um intervalo entre três e cinco minutos, provavelmente a massa atingirá o ponto al dente. Feito isso, basta pôr a massa para escorrer a água e transferi-la de volta a panela ou a algum refratário.

Coloque o molho reservado em cima deste preparo e finalize o prato.

Estes preparos são rápidos e possibilitam uma variedade de combinações tornando-os mais saudáveis. A farinha da massa, por exemplo, pode ser substituída por integral e os ovos por água, enquanto para o molho, permite-se trocar a farinha por amido de milho.

Seja qual for a escolha, o resultado é igualmente saboroso.

 

The post Pappardelli ao bechamel light appeared first on Preparato.

sábado, 19 de janeiro de 2019

Rigatoni Argelino

Ainda que o consumo de massa seja comum, existem inúmeras variedades de massas e combinações possíveis de serem feitas, o que colabora diretamente com a possibilidade de apresentar pratos incríveis em níveis de sabor, nutrientes e criatividade, contidos na receita.

rigatoni

Um preparo que contempla todos esses fatores e que tem como base a utilização de massa, sendo possível o preparo artesanal da mesma, é o Rigatoni Argelino. Esta receita tem como ingrediente principal para o acompanhamento a carne de cordeiro, a qual, embora seja muito saborosa e nutritiva, não é comumente consumida no Brasil.

Considerando isso, embora o acompanhamento seja um tipo de carne, como tantos outros molhos, ele ainda se destaca diferenciando-se dos demais e permite o preparo de uma refeição que pode ser feita visando uma ocasião diferenciada do cotidiano.

Visando o preparo da massa fresca, os ingredientes necessários para o preparo da mesma contemplam: 400 gramas de farinha; 4 ovos e 4 colheres de chá de sal. Caso vise maiores porções do prato, basta incrementa-lo, sempre respeitando a proporção de um para um, isso é, a cada 100 gramas de farinha a mais, adicione mais 1 ovo e 1 colher de chá de sal. Cada proporção dessa representa uma porção a mais.

O molho, por sua vez, requer os seguintes itens para seu preparo: 400 gramas de rigatoni; ½ quilo de cordeiro cortado em cubos e previamente cozido; 2 cebolas médias; 6 ovos; 1 colher de chá de canela em pó; manteiga, cebolinha, sal a gosto e pimenta do reino a gosto.

O preparo deste prato se inicia pela massa de rigatoni. Neste caso, estamos utilizando uma receita de massa fresca simples, portanto, basta prepara-la tal quais outros tipos deste alimento e molda-la no formato adequado para esta apresentação.

Rigatoni é um tipo de massa muito similar ao penne, dado que é parecido a um cilindro e possui uma abertura no meio, a qual permite a entrada do molho, tornando o prato muito suculento. A diferença deste é que seu tamanho deve ser bem maior, tanto em comprimento quanto em circunferência.

Comece o preparo por misturar os ingredientes secos, farinha e sal, e ajeita-los no recipiente de modo que ao meio se tenha um buraco, tal qual uma cratera de vulcão, onde deverão ser adicionados os ovos em seguida.

Quebre os ovos em um local separado e misture-os primeiro, em seguida adicione-os no espaço preparado para isto, e incorpore os ingredientes trazendo os ingredientes secos da borda para o centro em movimentos suaves, até que estejam devidamente misturados.

A etapa seguinte requer uma superfície lisa e enfarinhada, tornando possível a sova da massa, a fim de que esta obtenha o ponto ideal para ser aberta e recortada no formato adequado.

Este processo de sova leva em torno de dez minutos ou até que a massa fique lisa e homogênea, sem grudar nas mãos ou na própria superfície. Quando atingir esse ponto, retorne-a para o recipiente e reserve, deixe descansar, por cerca de 20 minutos.

Passado esse intervalo, enfarinhe novamente a superfície lisa e utilize esse espaço para abrir a massa com o auxilio de um rolo de macarrão. Feito isso, recorte-a e molde no formato adequado. Reserve este preparo enquanto faz o molho.

O preparo do molho se inicia por aquecer uma panela ou frigideira antiaderente e adicionar a ela a manteiga e cebola, mexendo até que doure. Em seguida, é o momento de adicionar a carne, a qual deve estar cozida com os temperos de sua preferência.

Acrescente a canela e a pimenta, misturando este preparo e deixando que coza até que a mistura atinja um tom dourado. Enquanto estes ingredientes cozinham, misture os ovos; as cebolinhas e o sal, batendo-os e fazendo uma omelete com estes.

Assim que a omelete esfriar, corte-a em cubos e reserve. Apague o fogo do preparo com a carne e atente-se ao cozimento da massa de rigatoni.

A massa deve ser levada para cozer em uma panela com água fervente e sal. Sendo a quantia de água o suficiente para cobrir todo o conteúdo.  Deve-se deixa-la ali até que atinja o ponto al dente, o que deve ocorrer entre três e cinco minutos de cozimento, considerando o preparo feito com massa fresca. Assim que cozer, apague o fogo e leve a massa para escorrer a água.

Quando obtiver a massa, molho e omelete prontos, basta coloca-la em um refratário e misturar todos os demais preparos a ela. Experimente o resultado e, caso necessário, corrija com sal e outros temperos que achar adequado.

Se, por ventura, compreender que a carne de cordeiro não é viável, dado dificuldades de acesso ou custo, é possível substitui-la por carne seca. Neste caso, o preparo mantém-se basicamente o mesmo, bastando cozê-la, desfia-la e acrescentar a mistura tal qual na receita original.

Em pouco tempo e com um número razoável de ingredientes utilizados é possível obter um prato incrivelmente saboroso e diferenciado, o qual certamente agradará o paladar de quem o provar.

The post Rigatoni Argelino appeared first on Preparato.

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Espaguete ao molho bolonhesa com filé mignon

Um dos pratos mais apreciados entre aqueles baseados em massa, encontramos o famoso Espaguete. De fácil preparo e com a utilização de ingredientes simples, é uma receita que quase todos sabem e apreciam fazer nas mais variadas situações.

espaguetti_filemignon

Ainda mais adorado do que um simples espaguete é este mesmo prato acompanhado de um delicioso molho bolonhesa. Usualmente consumido é um molho que agrada a maioria das pessoas, tanto pelo sabor incrível quanto pela facilidade de preparo dos ingredientes.

Um prato que combina uma das mais famosas massas e um dos mais queridos molhos, este incrementado com um corte de carne sofisticado, certamente obterá um resultado de sucesso, sendo apreciado por aqueles que tiverem o deleite de experimenta-lo.

Para o espaguete ao molho bolonhesa com filé mignon, são necessários dois grupos de ingredientes: um para a massa fresca e outro para o acompanhamento.

Separe para o preparo da massa 300 gramas de farinha, 3 ovo e 3 colheres de chá de sal. Na condição em que se vise uma porção maior, basta incrementar a receita, respeitando a proporção de um para um, a cada 100 gramas de farinha a mais, adicione 1 ovo e outra colher de sal.

Para o acompanhamento serão necessários ½  kg de filé mignon cortado em pequenos pedaços; 1 cebola picada; 2 dentes de alho picados; 1 caixa de creme de leite; molho de tomate – 1 pacote pronto ou a quantia referente de molho caseiro; sal, orégano e pimenta a gosto. A quantia dos conteúdos utilizados no molho pode vir a ser alterada, conforme o número de porções que se visa ao final.

Comece a realização pela massa fresca, adicionando os ingredientes secos em um recipiente e misturando-os, deixando um buraco no centro, como uma cratera de vulcão, para que os ovos sejam adicionados neste espaço.

Misture os ovos primeiramente em um local separado e depois os junte ao restante dos ingredientes, misturando-os em um movimento que trás a farinha com sal das bordas para o centro, mexendo dessa forma suavemente até que todo conteúdo esteja incorporado.

Feito isso, enfarinhe uma superfície lisa como uma bancada ou mesa, onde se possa sovar a massa. Disponha-a neste espaço e sove por cerca de dez minutos ou até que atinja a consistência ideal, lisa e homogênea. Se a massa demorar a atingir este ponto, por razão de estar muito seca, adicione água aos poucos, e caso esteja muito úmida incremente com um pouco mais de farinha até obter o ponto ideal.

Depois de ser sovada a massa deve ser reservada, posta para descansar, por cerca de vinte minutos. Pode-se utilizar esse intervalo para o preparo do molho, caso ache interessante.

Após o descanso a massa está pronta para ser aberta e recortada no formato referente à receita escolhida, considerando que esta receita de massa fresca permite o preparo de uma diversidade de massas diferentes. Para a abertura, novamente enfarinhe uma superfície e lisa, e faça ali este processo com o auxílio de um rolo de macarrão. Caso possua um cilindro para massas, utilize-o iniciando pela espessura mais grossa.

Abra a massa até que atinja um ponto em que não esteja muito espessa, mas também não seja fina o bastante para tornar-se transparente, posteriormente a corte no formato tradicional do espaguete, reservando este preparo para cozer posteriormente.

Para o molho, comece seu preparo por refogar, em fogo médio, as cebolas e o alho, adicionando em seguida a carne e o molho de tomate, deixando cozer.  Feito isso, pode-se levar a massa para o cozimento, pondo-a em uma panela com água o suficiente para cobrir todo o conteúdo.

Quando a água ferver, adicione o macarrão e um pouco de sal, deixando cozer até que esteja quase al dente. Atente-se ao fato de que massas frescas cozem em tempo inferior as secas, entre três e cinco minutos, no geral.

Quando estiver quase no ponto ideal, escorra a água e retorne a massa para a panela, acrescentando o preparo feito com o filé mignon. Corrija o sabor, adicionando os temperos a seu gosto e feito isso, complemente o prato com a adição do creme de leite.

. Misture todos os ingredientes e tampe a panela, deixando que a massa termine o processo de cozimento através do contato com o creme de leite e o vapor obtido pela panela tampada. Considerando esta etapa é importante atentar-se ao processo de cozimento, pois se cozer demais na água, posteriormente o resultado pode não ficar tão interessante, dado que a massa passaria do ponto ideal.

Uma vez que esteja cozida, basta acrescentar temperos adicionais pós-cozimento, como orégano e manjericão, caso aprecie. Em um tempo curto e com poucos ingredientes, faz-se uma massa saborosa e nutritiva, adorada pela maioria das pessoas e incrementada pela substituição da tradicional carne moída pelo filé mignon.

Pode ser interessante ainda adicionar outros ingredientes ao molho, caso ache viável, como alcaparras ou outros legumes, visando aumentar a constituição de sabores e nutrientes do prato final.

The post Espaguete ao molho bolonhesa com filé mignon appeared first on Preparato.

sábado, 12 de janeiro de 2019

Espaguete ao molho de salmão cremoso

A receita de Espaguete ao molho de salmão cremoso é o prato ideal para ser feito quando se deseja unir a familiaridade de uma massa popular e adorada pela maioria das pessoas com um acompanhamento que a permita tornar-se uma apresentação mais requintada.

espaguetti_salmao-min

Com exceção do salmão, os demais ingredientes utilizados para essa receita, visando desde o preparo da massa de macarrão fresca, a fim de obter um resultado superior em questões de sabor, são todos de fácil acesso e o seu preparo é rápido.

O primeiro passo para o preparo desta receita se dá por preparar a massa, deixando-a pronta para apenas levar a cozimento uma vez que o molho também esteja devidamente preparado. Comece por separar os ingredientes, os quais consistem em três: farinha; ovos e sal. Para cada 100 gramas de farinha, utilize 1 ovo e 1 colher de chá de sal; faça essa medida conforme o número de porções que deseja preparar.

Inicie o preparo por adicionar a farinha e o sal em um recipiente e mistura-los, fazendo com que posteriormente sejam organizados de modo a formar uma cratera ao meio, similar ao formato de um vulcão, espaço onde os ovos serão adicionados.

Quebre os ovos em um local separado, evitando perder a receita caso não possa utiliza-los, e misture-os, em seguida pondo-os no espaço previamente preparado. Misture os ingredientes trazendo a farinha das bordas para o centro em movimentos suaves, até que todos estejam incorporados.

Feito isso, enfarinhe uma superfície lisa como uma bancada ou mesa e utilize esse espaço para sovar a massa. Realize essa etapa por cerca de dez minutos ou até que a massa fique lisa e homogênea. Se, durante a sova, perceber a consistência muito úmida, adicione farinha pouco a pouco e, se ao contrário, estiver muito seca adicione água até obter o ponto desejado.

Quando alcançar o estado desejado da massa deixe-a descansar por cerca de vinte minutos e, posteriormente, retorne-a para a superfície enfarinhada a fim de abri-la e recorta-la. Para essa etapa, é possível usar tanto um cilindro específico para esse fim, quanto um rolo de macarrão usualmente encontrado nas cozinhas.

Abra a massa até que alcance uma espessura fina, mas não o suficiente para que fique transparente. Em seguida, recorte-a conforme a tradicional forma de espaguete e reserve enquanto realiza o preparo do molho.

Para o molho que acompanha este preparo, separe os seguintes ingredientes: ½ kg de filé de salmão sem pele cortado em pequenos cubos; 3 colheres de sopa de manteiga; 1 cebola roxa em cubos; ½ xícara de vinho branco seco; 2 dentes de alho picados; 1 xícara de creme de leite fresco; 2 colheres de sopa de ervas frescas como tomilho e cebolinha; sal e pimenta do reino à gosto.

Com relação ao que é utilizado, caso opte por utilizar creme de leite de caixinha, o qual encontramos facilmente em supermercados, atente-se a não deixa-lo atingir fervura. Quanto às ervas, estas são sugestões, mas pode-se incrementar a receita utilizando as de sua preferência.

Inicie o preparo por aquecer uma frigideira em fogo médio, adicionando a ela a manteiga e derretendo-a. Feito isso, acrescente a cebola picada em cubos e refogue-a até que atinja uma consistência macia, adicionando então o vinho e deixando este conteúdo cozer por cerca de dois minutos.

Após esse tempo acrescente a mistura o alho e o creme de leite, reduzindo a temperatura e deixando o fogo baixo para esta etapa. Tempere esse preparo com o sal e a pimenta do reino a gosto, então adicione os cubos de salmão por cima deste conteúdo e tempere-o apenas com sal.

Deixe que o salmão cozinhe por cerca de cinco minutos, virando-o na metade deste tempo. O tempo de cozimento pode ser menor, então esteja atento a mudança de cor deste ingrediente, que muda de um tom brilhante para opaco, indicando o cozimento completo.

Uma vez que o salmão esteja cozido, corrija os temperos e acrescente as ervas, deixando este preparo reservado enquanto coze a massa.

Massas frescas cozem em tempo inferior as secas, portanto, atenção é primordial nesta etapa, caso não esteja habituado ao preparo deste tipo de alimento. Enquanto as secas levam até oito minutos para atingir o ponto al dente, as frescas requerem cerca de cinco ou menos.

Em uma panela com água fervente o suficiente para cobrir toda a massa que será preparada, adicione-a, assim como um pouco de sal e deixe que cozinhe até que atinja o ponto ideal. Quando estiver pronta, escorra a água da mesma e imediatamente transfira-a para o recipiente junto ao molho previamente preparado.

Misture bem a massa fresca ao molho que o acompanha e sirva-o ainda quente, finalizando o preparo de um prato que combina tanto os sabores queridos do espaguete, quanto os refinados do salmão. Entretanto, caso prefira outro tipo de massa, pode-se substituir por alguma que orne com este tipo de molho, sendo também o Fettuccine uma perfeita combinação.

The post Espaguete ao molho de salmão cremoso appeared first on Preparato.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Bavette ao molho de atum

Existem comidas que transmitem a sensação de conforto ao serem degustadas, tanto pelo sabor aprazível quanto pelas lembranças de refeições simples, porém deliciosas que, por vezes, optamos ao invés de algo mais rebuscado. Uma receita que traz essa combinação de sabor e conforto a quem a aprecia é o Bavette com molho de atum.

bavette

De fácil preparo e com a utilização de ingredientes facilmente encontrados nos supermercados ou aos quais comumente as pessoas têm em casa, este prato garante uma refeição saudável e incrivelmente saborosa. Para aqueles que gostam de preparos baseados em massa e não dispensam um acompanhamento mais leve, essa receita é ideal.

O Bavette é um tipo de massa também conhecida como Linguine ou Trenette. De aparência similar ao espaguete, seu formato se configura como uma massa de tiras finas e longas, porém, mais achatadas do que o tradicional espaguete.

Para o preparo desta receita são necessários poucos ingredientes, sendo os utilizados no preparo da massa fresca: 300 gramas de farinha e 3 ovos e uma colher de chá sal. Caso queira aumentar a porção, basta adicionar 1 ovo a cada 100 gramas de farinha extra. É importante estar atento ainda que o uso da farinha compreende não somente para massa, mas para abertura e sova da mesma, portanto, é preciso reservar uma quantia maior.

Para a realização do molho, é utilizado um maior número de ingredientes, porém, todos de fácil acesso ao cozinheiro. São necessários: 3 colheres de sopa de azeite; ½ cebola picada; 3 dentes de alhos espremidos ou picados; 1 tomate sem pele, sem sementes e picado; 1 lata de atum drenada ou atum fresco na mesma proporção; temperos como sal, pimenta, orégano e pimenta do reino à gosto.

É interessante começar o preparo deste prato pela massa fresca. Para tanto, adicione a quantia de farinha em um recipiente e misture-a ao sal, moldando-os de modo que fique organizado como um vulcão, tendo uma cratera, isso é, um buraco ao meio onde devem ser adicionados os ovos.

A adição dos ovos deve ser feita um a um, quebrando-os em outro recipiente antes, visando evitar perder a receita, caso um esteja inutilizável. Feito isso, misture os ingredientes, levando a farinha das bordas para o centro até que todo o conteúdo esteja incorporado.

Caso perceba a massa muito úmida, grudando no talher, adicione farinha aos poucos e, em caso contrário, caso esteja muito consistente, coloque pequenas quantias de água até obter a consistência desejada.

Assim que esta etapa estiver feita, enfarinhe uma superfície lisa, tal como uma bancada, mesa ou tampo de mármore, e coloque a massa neste espaço para sova-la. Faça esse processo por cerca de dez minutos ou até que o conteúdo seja liso e homogêneo, não grudando mais nas mãos ou na superfície. Retorne-o para o recipiente e reserve, enquanto prepara o molho.

Com os ingredientes já picados, coloque em uma panela ou frigideira em fogo médio as cebolas e o azeite, refogando-a até que fiquem murchas. Posteriormente, adicione também o alho, mexendo antes de adicionar os tomates e, por fim, o atum. Após incorporar estes ingredientes, basta temperá-los e, para tanto, adicione aqueles os quais forem de sua preferência, provando até alcançar o sabor desejado.

Após temperar, desligue o fogo e regue a mistura com bastante azeite, deixando este preparo reservado enquanto recorta e coze a massa de bavette.

Retornando ao preparo da massa, enfarinhe novamente uma superfície da mesma forma que foi feita para sovar o preparo, e coloque ali o conteúdo, utilizando de um rolo de macarrão para que seja aberta até atingir uma espessura bem fina. Caso tenha acesso a um cilindro próprio para essa tarefa, utilize-o partindo por abri-la com uma espessura maior e diminui-la aos poucos.

Assim que obter a espessura ideal, passe para a etapa de recorte e o faça conforme o formato do Bavette, longo, fino e achatado. Com a massa cortada e o molho cozido, basta cozer a massa e montar o prato.

Ferva água o bastante para cobrir a quantia de massa preparada e adicione a ela um pouco de sal e, em seguida, a própria massa.  Atente-se ao tempo de cozimento, o qual deve ser em torno de cinco minutos para que atinja o ponto al dente. É importante acompanhar esse processo, dado que massas secas levam mais tempo de cozimento, o que pode confundir cozinheiros que não possuem experiência com as frescas, as quais podem passar do ponto ideal com maior facilidade, dado o frescor dos ingredientes.

Quando cozer, disponha a massa em um escorredor para a retirada da água utilizada neste processo. Por fim, retorne este preparo para a panela ou coloque-o em um refratário adicionando a ele o molho previamente preparado.

O molho, assim como esta massa, pode ser feito visando uma porção para mais pessoas, bastando aumentar o número dos ingredientes conforme necessário, dosando-os conforme a quantia de massa preparada.

De modo rápido e simples, é possível finalizar um prato de sabores comumente apreciado pela maioria das pessoas, com um alto valor nutricional e com ingredientes de fácil acesso.

The post Bavette ao molho de atum appeared first on Preparato.

domingo, 6 de janeiro de 2019

Lasanha vegetariana: brócolis com tofu

Atualmente podemos observar um aumento constante no movimento vegetariano, tanto por motivos de proteção aos animais, quanto por um crescimento na busca por uma alimentação mais saudável.

lasanha vegetais

Diante isso é imprescindível a criação de novas receitas que respeitem os ingredientes possíveis a esta parcela do público e que também contemplem os sabores tradicionais e amados por todos, assim como estes mesmos pratos devem apresentar um alto teor nutricional, visando suprir os nutrientes que outrora eram obtidos através do consumo de carne.

Sabemos que um prato muito querido pelos brasileiros é a lasanha, a qual, na maioria das apresentações, conta com carne entre os principais ingredientes do molho. Dado isto, é interessante que sejam apresentadas novas versões deste prato, tal como a deliciosa lasanha vegetariana de brócolis e tofu.

Embora este preparo conte com um número maior de ingredientes do que a receita tradicional e seu acompanhamento pareça ser mais trabalhoso de ser preparado, o prato final compensa muito frente ao sabor que apresenta e promete conquistar o paladar não somente de quem segue uma dieta vegetariana, mas de todos que provarem esta incrível lasanha.

Para a massa fresca, é necessário que se obtenha e reserve os seguintes ingredientes: 1 e ½ copo americano de farinha de trigo; ½   copo de água em temperatura ambiente ou levemente morna; 1 colher de chá de sal e 1 colher de sopa de óleo vegetal.

Quanto à farinha considere que será preciso mais para untar uma superfície a fim de abrir a massa e que esta quantia diz respeito unicamente ao preparo em si, portanto, separe mais um pouco do que o requisitado na receita.

Para preparar comece por colocar a farinha e o sal em um recipiente e mistura-los, em seguida arrume-os de modo que fique um buraco ao centro, como uma cratera de vulcão, e adicione neste espaço o óleo e a água. Com o auxílio de um garfo, misture os ingredientes pouco a pouco, no sentido das bordas para o centro do recipiente, até que todos sejam incorporados.

Feito isso, enfarinhe uma superfície lisa, tal como uma bancada ou tampo de mármore, e abra a massa utilizando de um rolo de macarrão, caso não possua um cilindro para tanto. Trabalhe de modo que a espessura seja fina, em cerca de 2 mm, isso é, não fina o bastante para seja transparente, mas não robusta para que seja o destaque dos sabores no preparo. Por fim, corte-a em formato retangular, tal como se é tradicional para lasanha.

Para realizar o cozimento, prepare uma panela com água o bastante para cobrir a massa, a qual deve ser posta em cozimento pouco a pouco. De tempo inferior as secas, observe o alcance do ponto al dente, que deve ser entre três e cinco minutos. Quando alcançá-lo, retire a massa da água e coloque-a para escorrer.

Faça esta última etapa quando o molho estiver finalizado ou quase pronto, assim conforme a massa escorrer a água já é possível ir dispondo-a na forma ou refratário e alternando com o molho, montando o prato para levá-lo ao forno.

Quanto ao preparo do molho, uma série de itens é precisa, separando-se por subitens entre aqueles os quais são utilizados no molho branco, para refogar o brócolis e para preparar o tofu.

Separe para o molho branco: 3 xícaras de chá de leite de amêndoas; ½  xícara (de chá) de cebola picada; 3 colheres de sopa de farinha de trigo misturadas com 1 xícara (de chá) de água; sal a gosto e noz moscada a gosto.

Para o brócolis será preciso os seguintes itens: 3 dentes de alho picados; 1 maço de brócolis limpo e picado (cerca de 400g) e sal a gosto.

Já para o preparo do tofu, reserve: 500 gramas de tofu amassado; 1 colher de sopa de orégano desidratado; 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado e azeite a gosto.

Comece o preparo com o molho branco, refogando a cebola e em seguida acrescentando o leite de amêndoas, temperando em seguida com o sal e a noz moscada a gosto, deixando que ferva. Assim que atingir este ponto, adicione água e a farinha pouco a pouco, misturando até que engrosse e então desligue o fogo e reserve este preparo.

Em outra panela, coloque um fio de óleo e refogue os alhos até que dourem, adicionando posteriormente o brócolis, o qual deve estar devidamente picado. Refogue-o por alguns poucos instantes, apenas para que tempere, uma vez que será levado ao forno. Por fim, volte à atenção ao tofu. Tempere o tofu amassado com o orégano, manjericão e o azeite, acrescentando também sal se achar necessário.

Com todas as partes prontas basta montar o prato. Intercale uma camada de massa com o molho, em seguida com o brócolis e, por ultimo, com o tofu, até que acabem os preparos. Finalize com o molho e leve ao forno médio por cerca de meia hora.

Frente ao que é utilizado, é possível substituir o tofu amassado por bolonhesa de proteína de soja e o leite de amêndoas pelo tipo de leite que preferir. Em pouco tempo é possível fazer uma lasanha vegetariana de modo artesanal, possibilitando a escolha e preparo de todos os itens de forma particular a cada cozinheiro.

The post Lasanha vegetariana: brócolis com tofu appeared first on Preparato.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Fettuccine sem glúten ao molho pesto

A cada dia mais se torna mais fácil encontrar sujeitos que se descobrem intolerantes ao glúten ou também aqueles os quais preferem retirar essa substância de sua alimentação devido a outras variáveis pessoais. Seja qual o motivo que leva a isto, sabe-se que isso tem como consequência a proibição ou evitação de uma série de alimentos.

molho-pesto

Entre os preparos que deixam de ser consumidos, estão os pratos os quais apresentam massa em sua base. Em geral as massas contém sim, glúten em sua composição, entretanto é possível encontrar preparos onde o mesmo não se apresenta, e até mesmo preparar artesanalmente uma massa fresca, em casa, sem a presença deste no prato final.

De preparo com um nível de dificuldade similar aos outros tipos de massa, a pasta sem glúten se diferencia na quantia de ingredientes utilizados, dado que necessita de um número superior de itens para apresente um resultado interessante.

O molho, embora possa ser da preferência do cozinheiro, sugere-se que seja pesto, dado que é de fácil preparo e combina perfeitamente com a suavidade de sabor e textura que se percebe ao saborear este preparo.

Iniciando o preparo pela massa, separe os ingredientes que serão necessários, os quais são: 85 gramas de farinha de arroz, podendo ser integral; 85 gramas de amido de milho; 2 colheres de sopa de fécula de batata; 2 colheres de chá de goma xantana; 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem; 3 ovos e sal à gosto.

A maioria dos itens precisos pode ser facilmente encontrado em supermercados, mercearias ou feiras, entretanto a xantana provavelmente é um nome diferente para muitos. Esta goma irá trabalhar de modo a tornar a massa mais elástica e, embora no primeiro momento seu nome pareça atrelado a algo muito diferente, este item pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais.

O primeiro passo se dá por misturar os ingredientes, sendo este processo passível de ser feito a mão ou com o auxílio de um aparelho de batedeira, caso esta tenha gancho. Adicione-os pouco a pouco até que todos tenham sido misturados.

Quando todos os ingredientes estiverem incorporados, enfarinhe uma superfície lisa com farinha de arroz, tal como uma bancada, tampo de mármore ou mesa, e utilize esse espaço para abertura da massa. Para tanto, faça uso de um rolo de macarrão ou cilindro próprio para este propósito, caso o tenha. Abra a massa até obter uma espessura fina de cerca de 2mm e, posteriormente, recorte-a no formato referente ao Fettuccine.

Uma vez que esteja pronta, reserve a massa para cozê-la quando o molho estiver finalizado, possibilitando que o prato seja entregue a quem for degustá-lo ainda quente.

Para o preparo do molho, reserve os seguintes ingredientes: ½ xícara de azeite de oliva extravirgem; 1 maço pequeno de manjericão; 1 dente pequeno de alho; 10 castanhas do pará; 1 pedra de gelo e sal à gosto.

Sua produção é extremamente fácil e rápida, bastando bater todos os itens requisitados em um aparelho liquidificador e reservar, enquanto a massa cozinha. Um fato curioso quanto a esses ingredientes é que o uso da pedra de gelo é essencial para uma cor e cremosidade mais interessante.

Para cozinhar o Fettuccine, coloque água em uma panela, levando-a para ferver. Quanto atingir o ponto de fervura adicione um pouco de sal a água, menos que uma colher de chá, e, em seguida, coloque a massa para cozer. Atente-se ao tempo, pois sendo uma massa fresca seu tempo de finalização é inferior às secas, ficando entre três e cinco minutos. Assim que atingir o ponto al dente, apague o fogo e ponha para escorrer a água.

Disponha a massa em um refratário e coloque o molho pesto por cima, finalizando o prato. O resultado pode tanto contemplar apenas a massa e molho, como também apresentar outros acompanhamentos, como, por exemplo, tomatinhos confit.

De preparo rápido e fácil, este acompanhamento combina perfeitamente com a suavidade presente nesta refeição e pode ser levado ao forno enquanto se prepara os demais.

São necessários os seguintes ingredientes para sua realização: 300 gramas de tomatinhos sweet grape; 1 cebola roxa grande; 2 colheres de sopa de ervas frescas picadas, tal como orégano, tomilho e outras que achar interessante acrescentar; 2 dentes de alho; 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem e sal e pimenta à gosto.

Primeiramente, corte a cebola em oito partes e lave bem os tomatinhos. Em seguida, distribua-os em uma forma ou refratário que possa ir ao forno, assim como o restante dos demais ítens. Tempere com as ervas de sua escolha, o sal e o azeite e coloque para assar em forno baixo, por cerca de quarenta minutos ou até que os tomates murchem.

Quando estiver finalizado, sirva-os junto com o Fettuccine ao pesto, garantindo um prato completo em questão de aparência, nutrição e sabor.

 

The post Fettuccine sem glúten ao molho pesto appeared first on Preparato.