sábado, 12 de janeiro de 2019

Espaguete ao molho de salmão cremoso

A receita de Espaguete ao molho de salmão cremoso é o prato ideal para ser feito quando se deseja unir a familiaridade de uma massa popular e adorada pela maioria das pessoas com um acompanhamento que a permita tornar-se uma apresentação mais requintada.

espaguetti_salmao-min

Com exceção do salmão, os demais ingredientes utilizados para essa receita, visando desde o preparo da massa de macarrão fresca, a fim de obter um resultado superior em questões de sabor, são todos de fácil acesso e o seu preparo é rápido.

O primeiro passo para o preparo desta receita se dá por preparar a massa, deixando-a pronta para apenas levar a cozimento uma vez que o molho também esteja devidamente preparado. Comece por separar os ingredientes, os quais consistem em três: farinha; ovos e sal. Para cada 100 gramas de farinha, utilize 1 ovo e 1 colher de chá de sal; faça essa medida conforme o número de porções que deseja preparar.

Inicie o preparo por adicionar a farinha e o sal em um recipiente e mistura-los, fazendo com que posteriormente sejam organizados de modo a formar uma cratera ao meio, similar ao formato de um vulcão, espaço onde os ovos serão adicionados.

Quebre os ovos em um local separado, evitando perder a receita caso não possa utiliza-los, e misture-os, em seguida pondo-os no espaço previamente preparado. Misture os ingredientes trazendo a farinha das bordas para o centro em movimentos suaves, até que todos estejam incorporados.

Feito isso, enfarinhe uma superfície lisa como uma bancada ou mesa e utilize esse espaço para sovar a massa. Realize essa etapa por cerca de dez minutos ou até que a massa fique lisa e homogênea. Se, durante a sova, perceber a consistência muito úmida, adicione farinha pouco a pouco e, se ao contrário, estiver muito seca adicione água até obter o ponto desejado.

Quando alcançar o estado desejado da massa deixe-a descansar por cerca de vinte minutos e, posteriormente, retorne-a para a superfície enfarinhada a fim de abri-la e recorta-la. Para essa etapa, é possível usar tanto um cilindro específico para esse fim, quanto um rolo de macarrão usualmente encontrado nas cozinhas.

Abra a massa até que alcance uma espessura fina, mas não o suficiente para que fique transparente. Em seguida, recorte-a conforme a tradicional forma de espaguete e reserve enquanto realiza o preparo do molho.

Para o molho que acompanha este preparo, separe os seguintes ingredientes: ½ kg de filé de salmão sem pele cortado em pequenos cubos; 3 colheres de sopa de manteiga; 1 cebola roxa em cubos; ½ xícara de vinho branco seco; 2 dentes de alho picados; 1 xícara de creme de leite fresco; 2 colheres de sopa de ervas frescas como tomilho e cebolinha; sal e pimenta do reino à gosto.

Com relação ao que é utilizado, caso opte por utilizar creme de leite de caixinha, o qual encontramos facilmente em supermercados, atente-se a não deixa-lo atingir fervura. Quanto às ervas, estas são sugestões, mas pode-se incrementar a receita utilizando as de sua preferência.

Inicie o preparo por aquecer uma frigideira em fogo médio, adicionando a ela a manteiga e derretendo-a. Feito isso, acrescente a cebola picada em cubos e refogue-a até que atinja uma consistência macia, adicionando então o vinho e deixando este conteúdo cozer por cerca de dois minutos.

Após esse tempo acrescente a mistura o alho e o creme de leite, reduzindo a temperatura e deixando o fogo baixo para esta etapa. Tempere esse preparo com o sal e a pimenta do reino a gosto, então adicione os cubos de salmão por cima deste conteúdo e tempere-o apenas com sal.

Deixe que o salmão cozinhe por cerca de cinco minutos, virando-o na metade deste tempo. O tempo de cozimento pode ser menor, então esteja atento a mudança de cor deste ingrediente, que muda de um tom brilhante para opaco, indicando o cozimento completo.

Uma vez que o salmão esteja cozido, corrija os temperos e acrescente as ervas, deixando este preparo reservado enquanto coze a massa.

Massas frescas cozem em tempo inferior as secas, portanto, atenção é primordial nesta etapa, caso não esteja habituado ao preparo deste tipo de alimento. Enquanto as secas levam até oito minutos para atingir o ponto al dente, as frescas requerem cerca de cinco ou menos.

Em uma panela com água fervente o suficiente para cobrir toda a massa que será preparada, adicione-a, assim como um pouco de sal e deixe que cozinhe até que atinja o ponto ideal. Quando estiver pronta, escorra a água da mesma e imediatamente transfira-a para o recipiente junto ao molho previamente preparado.

Misture bem a massa fresca ao molho que o acompanha e sirva-o ainda quente, finalizando o preparo de um prato que combina tanto os sabores queridos do espaguete, quanto os refinados do salmão. Entretanto, caso prefira outro tipo de massa, pode-se substituir por alguma que orne com este tipo de molho, sendo também o Fettuccine uma perfeita combinação.

The post Espaguete ao molho de salmão cremoso appeared first on Preparato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário