quarta-feira, 24 de abril de 2019

Lasanha sem glúten com peito de peru

Nos dias de hoje vemos que muitas pessoas têm optado por uma alimentação livre de glúten. Isso pode fazer com que, por vezes, deixem de se alimentar de uma série de itens como, por exemplo, as deliciosas massas.

lasagna-preparato

As massas preparadas através de uma receita tradicional apresentam sim, certa quantia de glúten, a qual pode ser prejudicial dependendo das restrições alimentares de cada sujeito.

Entretanto, isso não significa que esta pessoa não poderá comer mais deliciosas receitas que possuem a massa como base, apenas significa que é necessário o preparo de uma receita alternativa e sem glúten.

Um exemplo deste tipo de preparo é a deliciosa lasanha sem glúten com peito de peru. Ela se apresenta livre deste componente e é fácil de preparar de forma artesanal em casa, sendo uma ótima opção para variar na alimentação vez ou outra.

Para a sua massa são necessários os seguintes ingredientes: 85 gramas de farinha de arroz; 85 gramas de amido de milho; 2 colheres de sopa de fécula de batata; 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem; 3 ovos e sal a gosto.

E para o acompanhamento, requer-se: 1 colher de sopa de manteiga; 200 gramas de peito de peru moído; 2 xícaras de molho de tomate; 2 xícaras de queijo mozzarella ralado; 8 colheres de sopa de cream cheese; ½ cebola roxa picada; 2 dentes de alho picados; sal e pimenta a gosto, queijo ralado de preferência do cozinheiro para gratinar.

Separe também uma forma, a qual pode ser de pão, onde a lasanha será montada e um pedaço de papel alumínio grande o suficiente para forrar todo o fundo da forma e suas bordas.

A adição deste papel auxilia em desinformar o prato, uma vez que esteja pronto, caso seja do interesse do cozinheiro apresenta-lo em outro recipiente. Caso pareça muito trabalhoso, pode optar também por cozer o prato em um refratário de vidro, pois isso também o fará ter uma apresentação bonita.

Começando o processo por fazer a massa você pode optar tanto por batê-la na batedeira, caso a que tenha disponível possua gancho, como fazer este processo a mão.

Misture primeiro os ingredientes secos, deixando ao centro um buraco tal como uma cratera de vulcão e adicione ali os ovos, misturando-os suavemente.

Não precisa sovar por um tempo longo, como em geral é feito, já que essa receita é sem glúten e, portanto, não há necessidade de trabalha-lo. Apenas misture todos os ingredientes para fiquem devidamente incorporados.

Feito isso, polvilhe com a farinha de arroz uma superfície lisa, tal como uma bancada ou tampo de mármore, e utilize este espaço para abrir a massa. Usando do auxílio de um rolo de macarrão, abra-a até que a espessura seja fina, não o bastante para que fique transparente, mas de um modo que fique em equilíbrio com o recheio posteriormente.

Caso possua um cilindro de macarrão, o utilize neste etapa.

Uma vez que a massa esteja aberta, recorte-a no formato tradicional da lasanha, respeitando o tamanho da forma que será utilizada. Reserve este preparo enquanto prepara o restante.

O molho, ou recheio, desta lasanha também é bem simples para ser preparado.

A primeira etapa é levar ao fogo uma panela funda e aquecer nela a manteiga, assim que estiver quente adicione a carne moída de peito de peru e a frite até que comece a dourar. Após isso, adicione a cebola, o alho e os condimentos, como sal e pimenta, temperando o preparo.

Refogue estes ingredientes até que a cebola atinja uma tonalidade translúcida, momento no qual se pode adicionar o molho de tomate. Deixe este preparo cozinhando por cerca de 5 minutos e misture vez ou outra, evitando que queime. Quando atingir fervura, apague o fogo e reserve este conteúdo.

Com o molho pronto, é hora de montar o prato.

Como a lasanha vai ser levada ao forno e, uma vez, que foi aberta a uma espessura fina não há necessidade de cozê-la primeiro.

Na forma escolhida e tudo pronto, inicie por fazer uma camada de molho, seguida pela massa e assim repetidamente até alcançar a borda do recipiente.

A etapa final consiste em cobrir toda a extensão com o queijo ralado de sua preferência, visando que o mesmo gratine. Por fim, leve o preparo para o forno pré-aquecido a 180 C° por entre vinte e trinta minutos.

Passado este tempo basta retirar o preparo do forno e servir.

Caso prefira uma receita que vise ser ainda mais baseada em ingredientes naturais, basta substituir alguns destes por outras opções. Por exemplo, o queijo utilizado pode ser o vegano, o qual pode ser feito em casa.

E o peito de peru pode vir a substituído por algum tipo de vegetal mais firme, como berinjelas, o que manterá o sabor incrível e o alto valor nutricional do prato.

Com criatividade é possível fazer uma variedade de receitas deliciosas que apresentem a massa como ingrediente base, ainda que não contemplem modos de preparo tradicionais.

O post Lasanha sem glúten com peito de peru apareceu primeiro em Preparato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário